quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Carta ao deputado Penna

Fiquei bastante preocupada ao ver a entrevista do deputado Penna (PV - SP) para o site DesignBrasil.
A campanha para a legalização da profissão de design é uma nobre iniciativa, porém exclui o profissional de design de interiores.
Como o deputado sabe e todo ser humano também, o local onde se vive é de extrema importância na vida das pessoas, pois é lá que temos nosso abrigo, colocamos nossas expectativas, construímos nossa família, mostramos nossas conquistas, somos felizes ou infelizes. Enfim, é um espaço único e sagrado. Sendo assim, nós profissionais do design de interiores, temos o raro privilégio de colaborar para que as pessoas consigam traduzir com o máximo de precisão estas necessidades que serão transmitidas ao seu espaço. A casa é a carteira de identidade do indivíduo, que com ela se identifica, sendo que ela passa a identificá-lo.
A nossa responsabilidade é imensa, pois nosso papel social é nosso compromisso com o equilíbrio emocional do ser humano, o objeto primeiro da nossa profissão.
A história do Design de Interiores vem de longa data, a profissão iniciou-se, não sei se é do seu conhecimento, caro deputado, com o nome de "decoração" e evoluiu para o design de interiores, mais abrangente e mais completo. Esse trabalho nos coloca como profissionais de grande necessidade, nets e em outros países. Temos grandes nomes nesta profissão, que há muito vem escrevendo uma história de respeito e qualidade, e comparados a profissionais da máxima magnetude em qualquer país.
Temos uma associação, ABD (Associação Brasileira de Design de Interiores), que há 32 anos batalha com afinco para o recenhecimento da profissão e que vem prestando inestimável colaboração aos seus associados.
A história desta profissão merece respeito pela qualidade de seus profissionais, haja visto o grande número de publicações existentes sobre o assunto. Temos também grandes escolas de nível superior reconhecidas pelo gabarito de seus cursos.
Enfim, nobre deputado, para um partido preocupado com a qualidade de vida dos cidadãos, gostaríamos que o seu representante dedicasse a nós, do Design de Interiores, o respeito que o nosso trabalho merece.
Maria do Carmo Brandini, designer de interiores, ABD 04.

Nenhum comentário:

Postar um comentário