terça-feira, 22 de maio de 2012

Rita Prado - entrevista para o jornal O Regional


Falando de mulheres
 “São Pedro é um amor realizado, é meu lugar no planeta” Foi falando de amor que começou minha conversa com Rita Prado. De amores vividos, dos que trouxeram muito aprendizado, crescimento, mas também tristezas e frustrações. É uma delícia conversar com Rita, uma aula de vida!
“Quando quero esquecer de algo eu uso a inteligência emocional” O que é isso, pergunto. “É racionalizar o sentimento, tudo o que chega na minha mão é meu, o que não é pode o mundo ajudar não chega. Isso é fé, bateu na minha porta é meu.
O problema são as nossas carências. Este é um buraco negro terrível. De tanto sofrimento eu consegui achar a orientação para meu coração.Estabeleci uma calma dentro de mim.Tudo é uma escolha. Não fico presa a aquilo que não posso ter,não sofro,aproveito cem por cento o que tenho em minhas mãos.
O importante é construir uma relação, em qualquer nível, não quero amigo porcaria, não quero trabalho porcaria, só aceito quem eu amo e me ama, mas não é de qualquer jeito.Amigo acontece, amor também tem que acontecer das duas partes, é um transito de duas mãos, de coração para coração.
 O relacionamento como o amor é o centro da vida da mulher.Podemos sim viver muito bem sozinhas,eu nunca quis casar.O casamento é uma roupa apertada que sufoca,namorar é muito melhor.
Neste momento estou em stad by,isto é, estou em transformação. ”Não será crescimento,pergunto “.Acho que sim quero ver tudo,quero que todas as mascaras caiam.Deus esta me mostrando isso.Tenho uma relação muito intima com ele”.Você chama isto de religião? “Chamo de amor,amo também a Bíblia,tudo o que você precisa esta lá.”
E como neste andar você veio parar em São Pedro?
“Nasci e cresci em São Paulo, mas minha família, Penha de Andrade, tinha fazenda e casa por aqui”. Quando meus pais mudaram-se para Rio Claro eu fui trabalhar em São Paulo. Na G(Glória Coelho), na Maria Bonita, na Valium onde eu fazia provas, pois minhas medidas eram perfeitas. Depois fui estudar na UNIMEP, em Piracicaba, fazer psicologia. Fui boa aluna, mas me decepcionei com o curso, abandonei e vim realizar o sonho de infância: morar em São Pedro.
Montei a Arte Móveis, loja onde não entrava uma mosca (risos) e depois a Passado Perfeito. Fiz muita coisa, o Hotel Jerubiaçaba, o São João tem trabalhos meus. Meu “ mestrado”(sou autodidata) foi em Piracicaba onde fiquei por um tempo.
“Como eu me defino? Bem, no meio onde nasci e fui criada foi preciso muita luta para colocar minhas diferenças, quero ser respeitada por elas. Eu me amo, gosto do que faço e crio me aceito bastante, independente de ter muita coisa para corrigir.”
E como é a Rira mãe? “Sou boa e brava, levo a serio a educação, é responsabilidade, estou preparando um ser humano. Minha filha é equilibrada, doce, super-responsável e determinada.
O sistema esta ai, faço o necessário, pago as contas, convivo, mas não pertenço a ele, não quero me enquadrar. Minha atitude é diferente, meu olhar é diferente,não gosto de burocracia.A maioria das pessoas estão adaptadas,enquadradas, pensam que tem segurança,pensam que estão protegidas,não tem coragem de fazer o que gostariam.
Quem tem coragem de pular o muro desta prisão passa a ser chamado de louco, o que para mim é elogio. Eu vou fazendo e deixando o meu rastro,do meu jeito,isso mostra quem eu sou”
Grande, Rita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário